
O que é Disbiose Intestinal?
Você já ouviu falar em microbiota ou microflora intestinal? O nosso intestino é habitado por uma grande quantidade de micro-organismos, benéficos ou patogênicos, responsáveis por manter o órgão funcionalmente ativo, cumprindo o seu papel de “segundo cérebro” do nosso corpo, absorvendo e produzindo diversas substâncias.
Quando há um desequilíbrio entre micro-organismos patogênicos e benéficos, promove-se um desarmonização em todo o nosso organismo, chamada disbiose intestinal, gerando problemas como: má absorção de vitaminas e minerais, inativação de enzimas que ajudam o processo de digestão, comprometimento da digestão e absorção de gorduras, aumento de peso, produção de promotores tumorais, agravamento de doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros.
A ingesta excessiva de alimentos industrializados ou ricos em carboidratos simples (farinha e açúcar) em detrimento de alimentos crus e “comida de verdade”, o uso indiscriminado de antibióticos, anti-inflamatórios e laxantes, e até mesmo o estresse, podem levar à disbiose intestinal, provocando sintomas como náuseas, gases, prisão de ventre, diarreia, cansaço, dores de cabeça, queda de cabelo, unhas fracas, inchaço, desconforto abdominal, entre outros.
👉 Se você apresenta sintomas deste tipo, marque uma consulta com o seu médico e cuide do seu intestino o quanto antes. Ele é fundamental para o seu bem estar!
#drabarbaraeliza #emagrecimento #emagrecimentosaudavel #atividadefisica #alimentacaosaudavel #vidasaudavel #healthylifestyle #healthyeating #saude #qualidadedevida #longevidade #nutrologia